Muitas pessoas acima do peso pesquisam sobre a cirurgia de perda de peso. Algumas ainda se perguntam: preciso fazer a cirurgia bariátrica?
Enquanto a cirurgia de perda de peso pode ajudar a reduzir o risco de problemas de saúde relacionados ao peso – como diabetes tipo 2, pressão alta e apneia do sono, também pode representar grandes riscos e complicações. Você pode precisar atender a determinadas orientações médicas para se qualificar para a cirurgia e provavelmente terá um extenso processo de triagem para ver se você se qualifica.
Considerando que esse é um procedimento de mudança de vida, é preciso estar ciente se você está mesmo qualificado e se ela é indicada para você. Abaixo, mostramos algumas maneiras para você descobrir se é mesmo preciso fazer a bariátrica. Vamos lá?
1.Tendo conhecimento que, em geral, é preciso fazer a cirurgia bariátrica se:
- Os esforços para perder peso com dieta e exercício têm sido malsucedidos;
- Seu índice de massa corporal (IMC) é de 40 ou superior (obesidade extrema);
- Seu IMC é de 35 a 39,9 (obesidade) e você tem um grave problema de saúde relacionado com o peso, como, diabetes tipo 2, pressão arterial elevada ou apneia grave do sono;
- Adolescentes geralmente não têm recomendação para a bariátrica, a menos que eles sejam extremamente obesos, com um índice de massa corporal (IMC) de pelo menos 40, e com uma condição clínica relacionada com o peso.
2. Através da avaliação médica multidisciplinar
Mesmo se você cumprir as diretrizes gerais que citamos acima, você ainda pode precisar de cumprir algumas outras orientações médicas para se qualificar para a cirurgia de perda de peso.
Uma equipe de profissionais de saúde – geralmente um nutricionista, psicólogo e um cirurgião – avaliam se é preciso fazer a cirurgia bariátrica ou trabalhar uma das outras formas de perda de peso.
Essa avaliação geralmente determina se os benefícios para a saúde superam os riscos potencialmente graves. Isso também determinará se você está psicologicamente e medicamente pronto para se submeter ao procedimento.
3. Baseando-se na sua nutrição e histórico de peso
Para entender se é preciso fazer a cirurgia bariátrica é necessário revisar suas tendências de aumento de peso, tentativas de dieta, hábitos alimentares, regime de exercícios, nível de estresse, restrições de tempo, motivação e outros fatores.
4. Conhecendo a sua condição médica
Alguns problemas de saúde aumentam os riscos associados à cirurgia ou podem ser agravados, como, coágulos de sangue, doença hepática, problemas cardíacos, cálculos renais e deficiências nutricionais.
Dito isso, é fundamental comunicar ao médico quais medicamentos você toma, quanto álcool você bebe e se você fuma. Você também terá que fazer um exame físico completo e testes laboratoriais. Os resultados desses testes e exames podem ajudar a determinar a sua elegibilidade para a cirurgia de perda de peso.
- Tendo consciência do seu estado psicológico
Certas condições de saúde mental podem contribuir para a obesidade ou tornar mais difícil manter os benefícios conquistados com a cirurgia bariátrica. Aqui, podemos incluir o transtorno de compulsão alimentar, abuso de substâncias como álcool e medicamentos, bem como a depressão.
Embora esses problemas podem não impedir a cirurgia bariátrica, pode ser prudente adiá-la para garantir que qualquer condição adversa seja adequadamente tratada e gerenciada.
6. Analisando sua motivação
Além de saber se é preciso fazer a cirurgia bariátrica, é fundamental que você avalie a sua motivação e a sua vontade e capacidade de seguir com as recomendações para o procedimento cirúrgico. Os cuidados extras estão em realizar alterações prescritas em sua dieta e rotina de exercícios.
7. Atentando-se à sua idade
A idade também influencia na necessidade de se fazer a bariátrica ou não. Embora não haja limite de idade específico para a cirurgia, os riscos aumentam à medida que você envelhece.
Se você está pensando se é preciso fazer a bariátrica e se ela é de fato a melhor alternativa para a perda de peso, entre em contato com a nossa equipe. Teremos prazer em fazer uma avaliação.