Para pacientes cujo peso limita sua mobilidade e atividade diária, a cirurgia bariátrica pode mudar vidas. A cirurgia bariátrica é muitas vezes a opção de perda de peso adequada para aqueles com um Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40.
Entender o que é cirurgia bariátrica e contar com apoio pré-operatório completo, cirurgiões qualificados e experientes, bem como acompanhamento pós-operatório é fundamental para que o processo seja eficaz. Para entender melhor, acompanhe!
Entendendo o que é cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica é uma opção para pessoas que ainda estão severamente obesas após tentarem perder peso através de outros métodos, como dieta e exercício. É também uma alternativa para pessoas que tenham algum problema de saúde grave relacionado à sua obesidade, como o diabetes tipo 2.
Como funciona?
Para entender o que é cirurgia bariátrica, precisamos explicar como ela funciona. A cirurgia bariátrica faz com que o estômago fique menor – seja por restringir seu tamanho com algum artifício mecânico, ou pela remoção de uma porção com a cirurgia.
Um estômago menor significa comer menos, o que leva à perda de peso. Alguns tipos de cirurgia bariátrica também reduzem a absorção de alimentos pelo organismo, o que da mesma forma contribui para a perda de peso.
Os melhores resultados pós bariátrica ocorrem em pessoas que mantém uma dieta saudável e praticam exercícios regulares após a cirurgia. Deve-se também manter níveis elevados de proteína em sua dieta, de modo a perder mais massa gorda e menos massa muscular.
Tipos de cirurgia bariátrica
Agora que você já sabe o que é cirurgia bariátrica, chegou a hora de conhecer os tipos. Existem quatro tipos principais de cirurgia bariátrica: banda gástrica ajustável, bypass gástrico, desvio biliopancreático com um interruptor duodenal e Sleeve.
Banda gástrica ajustável
Uma banda gástrica ajustável é quando um dispositivo de silicone é colocado em torno do topo do estômago, o que reduz a fome e limita a ingestão de alimentos.
Algumas vantagens da banda gástrica são de que esse é um procedimento reversível, geralmente requer um internamento de curta duração e tem o menor risco de deficiências de vitaminas.
Algumas desvantagens são que a perda de peso pode ser mais lenta do que com outros tipos de cirurgia, e que uma pequena porcentagem de pacientes pode ter complicações, como, o dispositivo se deslocar.
Bypass gástrico
O bypass gástrico é uma cirurgia onde se cria uma pequena bolsa fora da parte superior do estômago. Esse estômago menor é conectado a uma parte do intestino pequeno chamada jejuno. Dessa forma, o alimento contorna parte do estômago e do duodeno – a primeira parte do intestino delgado.
Algumas vantagens do bypass gástrico são que ele pode produzir perda de peso significativa (60 a 80% do excesso de peso) e que pode produzir alterações nos hormônios intestinais que reduzem o apetite. No entanto, geralmente requer um tempo de internação hospitalar mais longo.
Desvio biliopancreático
No desvio biliopancreático com um interruptor duodenal, remove-se uma grande porção do estômago, deixando uma pequena parte do duodeno, que é então conectado à parte inferior do intestino delgado.
Esse procedimento limita a quantidade de alimentos, vitaminas e minerais que são absorvidos, o que pode ajudar na perda de peso, mas também pode aumentar o risco de problemas a longo prazo, como, anemia e osteoporose.
Sleeve
Já o Sleeve remove a maior parte do estômago (80 a 85%) e esse estômago menor limita a quantidade de alimentos ingeridos. Vantagens do procedimento incluem a rápida perda de peso. Porém, assim como bypass gástrico e desvio biliopancreático, é um procedimento não reversível.
Benefícios da cirurgia
Além da perda de peso, a cirurgia bariátrica pode ajudar a melhorar certas condições vinculadas à obesidade, como, doenças cardíacas, pressão alta e apneia do sono.
Estudos também sugerem que a cirurgia de bypass gástrico pode reverter o diabetes tipo 2. Um estudo de 2011 na revista Science Translational Medicine, informou que cerca de 50 a 80% dos pacientes que passaram pelo bypass gástrico apresentaram uma redução em seus níveis de açúcar no sangue que foi suficiente para que pudessem ser consideradas livres da diabetes tipo 2. Isso pode acontecer, inclusive, logo após a cirurgia.
A perda de peso também pode ajudar com a infertilidade. Entretanto, a cirurgia bariátrica não é recomendada tipicamente como um tratamento para esse problema.
Fato é que talvez o maior benefício da cirurgia de perda de peso seja a melhoria da qualidade de vida. Algumas pessoas são capazes de realizar atividades que não poderiam antes, como, correr.
Você tem alguma outra dúvida sobre o que é cirurgia bariátrica? Utilize os comentários para participar das discussões no nosso blog.