A obesidade é, de fato, uma doença que afeta adultos e crianças. A maioria das pessoas sabe que a obesidade contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, pressão arterial elevada e câncer. No entanto, você sabia que a obesidade é um fator que contribui para dor nas costas? É verdade. Para entender melhor por que pessoas acima do peso sofrem com dores na lombar, acompanhe.
Como o excesso de peso e a obesidade podem afetar a coluna vertebral
A coluna vertebral é projetada para transportar o peso do corpo e distribuir as cargas localizadas durante o repouso e as atividades. Quando o excesso de peso é existente, a coluna é forçada a assimilar a carga, o que pode levar ao comprometimento estrutural e danos (por exemplo, lesão ciática). A região da coluna vertebral que é mais vulnerável aos efeitos da obesidade é a parte inferior da lombar e por isso pessoas acima do peso sofrem com dores na lombar.
Por que o exercício é importante?
A falta de exercício pode levar a má flexibilidade, além de músculos fracos nas costas, pelve e coxas. Isto pode aumentar a curva da parte inferior das costas, fazendo com que a pélvis se incline para frente. À medida que há um enfraquecimento muscular, as pessoas acima do peso sofrem com dores na lombar.
Apenas as pessoas acima do peso sofrem com dores na lombar?
Podemos sim identificar pessoas de vários estereótipos e idades com dores nas costas. É verdade que, com a idade, os tecidos corporais podem causar alterações na anatomia da coluna vertebral. No entanto, se você está com sobrepeso ou obeso, as chances são maiores de que você possua ou possa vir a ter dor na lombar.
Como a obesidade leva à dor nas costas
Episódios de dor musculoesquelética e especificamente, dor nas costas, são prevalentes na maioria dos obesos. A fim de compensar o peso extra, a coluna vertebral pode ficar inclinada e estressada de forma desigual. Como resultado, ao longo do tempo, as costas podem perder seu suporte adequado e uma curvatura não natural da coluna pode se desenvolver.
Em particular, a dor e os problemas na região lombar podem ser agravados pela obesidade. As mulheres que são obesas têm maior probabilidade de terem o problema.
Identificando a necessidade de perda de peso
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida comumente usada por médicos. O IMC é calculado dividindo seu peso pela sua altura ao quadrado. Quanto maior o IMC de uma pessoa, maior a probabilidade de obesidade.
Também é importante avaliar onde o excesso de gordura é transportado no corpo do paciente. Pacientes que carregam mais peso abdominal estão em maior risco de problemas de saúde relacionados à obesidade, como dor lombar.
Obesidade e hérnia de disco
A pressão extra que o peso coloca em sua coluna pode, com o tempo, causar um desgaste das fibras externas do disco, aumentando o risco de uma lesão.
Perder peso vai reduzir minha dor nas costas?
É um senso comum pensar que, juntamente com o controle de comorbidades como diabetes, acidente vascular cerebral e outras doenças degenerativas, perder peso pode ajudá-lo a se livrar da dor nas costas. A pressão irá diminuir e a locomoção também será melhorada.
Você conhece pessoas acima do peso que sofrem com dores na lombar? Utilize os comentários para participar do nosso blog.