Quando falamos sobre excesso de peso, é comum as pessoas confundirem dois termos com significados bem diferentes: a obesidade e o sobrepeso. Para muitos, qualquer pessoa que está com peso acima do considerado normal para o seu tamanho e porte físico é considerado obeso.
Apesar de ambas definições indicarem o acúmulo de gordura corporal, há muitas diferenças entre obesidade e sobrepeso e é sobre elas que vamos falar no artigo a seguir. Confira!
1. Conheça as características do sobrepeso
Uma pessoa é considerada com sobrepeso quando ela ultrapassa o peso desejável para manter a saúde em dia. Para saber se os quilinhos a mais já são considerados sobrepeso, é preciso fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Se o resultado for entre 25 e 29,9, a pessoa está com sobrepeso.
Mas é preciso levar em conta que o IMC não diferencia tecido adiposo, que é a gordura, da massa muscular. E como os músculos são mais pesados que a gordura, pode acontecer de um indivíduo ter um IMC alto, mas não estar realmente com sobrepeso.
Sendo assim, é importante que o paciente que suspeite do sobrepeso procure por uma ajuda médica especializada, evitando futuramente problemas de obesidade. As principais causas do surgimento desse problema são as dietas pouco balanceadas e o sedentarismo. Mas alguns fatores genéticos, o estresse e até disfunções da glândula tireóide podem contribuir para o aumento do sobrepeso.
2. Saiba o que é obesidade
Uma das principais diferenças entre obesidade e sobrepeso é o acúmulo de gordura corporal, que no obeso é muito superior ao que seria considerável saudável. Diferentemente do sobrepeso, a obesidade é classificada em graus crescentes e para identificá-los também se usa o cálculo do IMC. Quanto maior for o resultado, mais grave é o nível da obesidade.
Assim como o sobrepeso, a obesidade pode estar relacionada a influências genéticas, embora não seja um problema hereditário. No entanto, há outros pontos que contribuem bastante para o desenvolvimento da obesidade, como condições ambientais, psicológicas e sociais.
Os obesos sofrem com problemas que apontam algumas das diferenças entre obesidade e sobrepeso, sendo que o principal deles é a relação da obesidade com outras doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e problemas cardiorrespiratórios. Além disso, pessoas obesas têm maiores chances de acumular gordura na região abdominal, o que aumenta os riscos de colesterol alto e desenvolvimento de doenças cardíacas.
3. Diferenças entre obesidade e sobrepeso: identifique utilizando o IMC
Como falamos, o IMC é uma técnica utilizada para medir o peso e as condições de acúmulo de gordura corporal de uma pessoa em relação à sua altura. Essa é uma metodologia padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que ajuda a controlar a saúde nutricional da sociedade, classificando os resultados entre baixo peso, normal, sobrepeso e obesidade em seus diferentes graus.
A seguir, vamos apresentar um exemplo de cálculo do IMC de uma pessoa com 78 quilos e 1,60 de altura:
Cálculo do índice de massa corporal = peso (quilos) ÷ altura ÷ altura (metros)
Cálculo do IMC: 78 ÷ 1,60 ÷ 1,60 = 30.46.
Para saber se o resultado aponta para sobrepeso ou obesidade é preciso seguir a tabelinha do IMC, conforme abaixo:
Baixo peso muito grave = abaixo de 16
- Baixo peso grave = entre 16 e 16,99
- Baixo peso = entre 17 e 18,49
- Peso normal = entre 18,50 e 24,99
- Sobrepeso = entre 25 e 29,99
- Obesidade grau I = entre 30 e 34,99
- Obesidade grau II = entre 35 e 39,99
- Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40
As diferenças entre obesidade e sobrepeso estão diretamente relacionadas à saúde, ao bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. É preciso ficar sempre atento, pois a obesidade é uma doença que está interligada com outros problemas graves de saúde.
Se você gostou do artigo e quer esclarecer alguma dúvida sobre o tema, deixe a sua pergunta nos comentários que retornaremos o quanto antes. Para continuar por dentro das dicas sobre saúde, não deixe de acompanhar o nosso blog!