VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS / ARTIGOS

PESSOAS QUE FIZERAM CIRURGIA BARIÁTRICA DEVEM TOMAR ALGUNS CUIDADOS NO...


Por Dr. Caetano Marchesini | Publicado dia 01/03/2017 ás 05h15 - Atualizado em 18/08/2017 ás 08h35

Carnaval é tempo de folia e feriado prolongado, mas os pacientes bariátricos precisam ficar atentos e tomar alguns cuidados especiais, principalmente com a alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas. Devido as alterações fisiológicas que ocorrem pós-cirurgia bariátrica, como a redução da capacidade alimentar e potencialização dos efeitos do álcool, é necessário que todas as pessoas que passaram pela cirurgia tenham responsabilidade para não prejudicar o andamento do tratamento.

 

Uma forma para não perder o controle é montar uma lista, contendo o que deve ser seguido e respeitado. Entre os principais itens da lista devem estar a hidratação, manter o equilíbrio das três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e os lanches intermediários. Vale lembrar ainda, que é fundamental manter o uso regular das vitaminas e o ritmo de atividade física.

 

“Além da ingestão de líquido, outro cuidado fundamental é o aporte dos nutrientes necessários para garantir a energia durante o período de folia. O segredo é não ficar muito tempo sem se alimentar”, aconselha o médico e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Caetano Marchesini.

 

Segundo ele, é preciso criar e respeitar uma rotina de alimentação. “Os pacientes que fizeram a cirurgia não devem pular o café da manhã, o almoço e o jantar, pois são estas refeições que garantem um aporte nutricional de melhor qualidade. Os lanches intermediários também são importantes”, enfatiza Marchesini.

 

ÁLCOOL -  O consumo de álcool não é recomendado aos pacientes de cirurgia bariátrica pelo alto valor calórico e pelo efeito potencializado pelas mudanças que o organismo passa.

A velocidade de absorção é maior no paciente submetido ao bypass gástrico: os efeitos da bebida aparecem de forma mais rápida e acentuada, sem contar que a ingestão pode interferir diretamente no controle do peso.

Uma dica simples pode ajudar a não perder o controle durante o clima de alegria e descontração do Carnaval: a festa é muito mais do que bebida e comida.

 

“A cirurgia bariátrica promove um emagrecimento e, com isso, é comum que os pacientes operados queiram ter uma vida social mais intensa. No entanto, a exposição ao álcool deve ser evitada sempre”, finaliza Marchesini.


Resultado

SEU IMC ESTÁ ENTRE:

Menor que 17

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 17 a 18.50

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 18.5 e 25

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está dentro da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 25 e 29,99

Seu IMC representa o sobrepeso. Para esta faixa de excesso de peso, o tratamento é apenas clínico . Geralmente, mudanças nos hábitos alimentares com orientação nutricional e controle da ansiedade com acompanhamento psicológico e, algumas vezes, psiquiátrico é recomendado. E finalmente, não esquecer da importância da atividade física para ajudar a aumentar o gasto calórico, levando a uma perda de peso maior e duradoura.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 30 e 34,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau I . Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica esta faixa de excesso de peso não poderá se beneficiar com a cirurgia. Atualmente o tratamento de escolha é o Balão Intragástrico associado à um acompanhamento mensal com equipe multidisciplinar. A aderência a este tratamento pode levar a perda de peso em média de 15 a 25 Kg em 6 meses.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 35 e 39,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau II. Nesta faixa de peso, pessoas com doenças associadas à obesidade como pressão alta, diabetes ou pré-diabetes, doenças articulares ou de coluna, apnéia do sono grave, colesterol alto são indicativos de cirurgia bariátrica. Para saber se este é o seu caso precisa fazer exames específicos.

Você tem alguma doença associada ?

Sim                        Não

CLIQUE E VEJA MAIS

Maior que 40

Seu IMC representa Obesidade Mórbida. Atualmente não existe tratamento mais efetivo do que a cirurgia bariátrica para esta faixa de obesidade. A taxa de pacientes tratados clinicamente que voltam a engordar em dois anos com IMC acima de 40 chega a 92%.

CLIQUE E VEJA MAIS CLIQUE E VEJA MAIS