VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS / VÍDEOS

BRASIL COMPÕE A SEGUNDA MAIOR DELEGAÇÃO DO MUNDO NA IFSO 2017


Por Ceres | Publicado dia 04/09/2017 ás 11h06 - Atualizado em 23/10/2017 ás 09h17

Cerca de 233 cirurgiões bariátricos do Brasil participaram, na última semana (29 de agosto a 2 de setembro), em Londres, da 22a edição do Congresso da Federação Internacional de Obesidade Distúrbios Metabólicos (IFSO).

O Brasil foi destaque no Congresso, com a segunda maior delegação de cirurgiões do mundo, perdendo apenas para o Reino Unido – país sede do evento, e que levou 607 cirurgiões à IFSO 2017.

“A Sociedade Brasileira é uma das que mais cresce no mundo. Para que se tenha uma ideia da importância dos cirurgiões brasileiros no cenário mundial, a ASMBS (Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabolica) criou um evento em português, dentro do Congresso Americano”, afirmou o presidente da SBCBM, Caetano Marchesini

Outra novidade da IFSO 2017 foi a escolha do cirurgião e ex-presidente da SBCBM, Almino Ramos, para a presidência da IFSO. Almino, segundo brasileiro escolhido para este cargo, irá assumi-lo durante o congresso da IFSO 2018, que acontecerá em Dubai.

Já no que se refere a outras delegações, a representatividade de cirurgiões do Oriente Médio e da Ásia teve grande repercussão na IFSO.

“Devido a ampla participação dos cirurgiões, foi proposta a criação de um Capítulo do Oriente Médio que ainda não existe”, contou o diretor Societário da SBCBM, Fábio Viegas.

 

Principais Temas –  Entre os principais temas abordados durante a IFSO 2017 estão a ampla discussão das principais e mais conhecidas técnicas na cirurgia metabólica.

“Muitos cirurgiões defenderam a aplicabilidade de outros procedimentos entre eles, a interposição ileal e a gastroplastia com reconstrução em alça tipo Omega, tambem conhecida como mini gastric”, conta Viegas.

Ele explica que estas técnicas tiveram seus resultados comparados com o sleeve e o bypass gástrico em Y de Roux. “Essas técnicas novas são consideradas ainda experimentais no Brasil e só podem ser realizadas sob protocolos de pesquisa. Portanto, foi um bom momento para poder comparar esses resultados”, completou.

Em destaque também na IFSO 2017, a contribuição da cirurgia bariátrica para a remissão de doenças associadas à obesidade em jovens e pessoas na melhor idade.


Resultado

SEU IMC ESTÁ ENTRE:

Menor que 17

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 17 a 18.50

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 18.5 e 25

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está dentro da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 25 e 29,99

Seu IMC representa o sobrepeso. Para esta faixa de excesso de peso, o tratamento é apenas clínico . Geralmente, mudanças nos hábitos alimentares com orientação nutricional e controle da ansiedade com acompanhamento psicológico e, algumas vezes, psiquiátrico é recomendado. E finalmente, não esquecer da importância da atividade física para ajudar a aumentar o gasto calórico, levando a uma perda de peso maior e duradoura.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 30 e 34,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau I . Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica esta faixa de excesso de peso não poderá se beneficiar com a cirurgia. Atualmente o tratamento de escolha é o Balão Intragástrico associado à um acompanhamento mensal com equipe multidisciplinar. A aderência a este tratamento pode levar a perda de peso em média de 15 a 25 Kg em 6 meses.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 35 e 39,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau II. Nesta faixa de peso, pessoas com doenças associadas à obesidade como pressão alta, diabetes ou pré-diabetes, doenças articulares ou de coluna, apnéia do sono grave, colesterol alto são indicativos de cirurgia bariátrica. Para saber se este é o seu caso precisa fazer exames específicos.

Você tem alguma doença associada ?

Sim                        Não

CLIQUE E VEJA MAIS

Maior que 40

Seu IMC representa Obesidade Mórbida. Atualmente não existe tratamento mais efetivo do que a cirurgia bariátrica para esta faixa de obesidade. A taxa de pacientes tratados clinicamente que voltam a engordar em dois anos com IMC acima de 40 chega a 92%.

CLIQUE E VEJA MAIS CLIQUE E VEJA MAIS