VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS / VÍDEOS

Clínica Caetano Marchesini promove curso dedicado à cirurgia bariátrica...


Por Dr Caetano Marchesini | Publicado dia 26/09/2019 ás 12h15 - Atualizado em 26/09/2019 ás 01h20

Clínica Caetano Marchesini promove curso dedicado à cirurgia bariátrica e metabólica

Em sua 38ª edição, profissionais trocaram importantes experiências e novidades sobre os procedimentos
 

O cirurgião bariátrico Caetano Marchesini foi o anfitrião de mais uma edição do curso de Imersão Clínica em Cirurgia Bariátrica e Metabólica para América Latina. Promovido pela clínica que leva o nome do especialista, o curso chega a sua 38ª edição. Desta vez, as práticas foram realizadas entre os dias XX e YY, no Radisson Hotel e no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, e contou com a participação de profissionais de várias regiões do Brasil e do continente.

O curso oferecido pela Clínica Caetano Marchesini proporciona acompanhamento observacional desses cirurgiões, com explicação sobre a metodologia aplicada e posicionamento da equipe e do paciente. Além disso, conta também com 8 horas/aula de palestras da equipe multidisciplinar dos cirurgiões integrantes da equipe. Em sete anos de atividade, 226 cirurgiões já tiveram a oportunidade de atualizar e aperfeiçoar seus métodos de trabalho.

Sobre a experiência, o conselheiro da Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO), cirurgião especialista em bariátrica e cirurgias de alta complexidade do aparelho digestivo, e ex-presidente da SBCBM, Dr. Caetano Marchesini, conta que “a cada novo encontro com os colegas que nos prestigiam, temos a alegria de compartilhar a experiência e fazer amigos”.
 
A obesidade no Brasil tem aumentado de maneira expressiva nos últimos anos e a consequente procura por cirurgias de redução de peso, também. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o número de cirurgias bariátricas no país aumentou quase 85% nos últimos sete anos. Além disso, foi registrado um total de, aproximadamente, 64 mil procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por planos de saúde, somente no ano de 2018.

As intervenções cirúrgicas atuam não só na redução de peso, mas também no controle de doenças associadas, como a diabetes tipo 2 (DM2), hipertensão arterial, apneia do sono e dores nas articulações, trazendo melhora na qualidade de vida.  A cirurgia deve ser decidida após avaliação psicológica, cardiológica e nutricional, considerando também o Índice de Massa Corporal (IMC) e idade do paciente, além do tempo da doença.

Atualmente, dois tipos de cirurgia são oferecidas, muitas vezes num só procedimento: a cirurgia bariátrica e a cirurgia metabólica. Enquanto a cirurgia bariátrica foca na perda de peso e prevenção de doenças que irão vir devido a obesidade grau III (IMC acima de 40kg/m2),  a cirurgia metabólica visa o controle da diabetes tipo 2 e diminuição dos riscos cardiovasculares já presentes em pacientes a partir da obesidade grau I (IMC ≥ 30kg/m2). Desde 2017, a cirurgia metabólica foi aprovada como forma de tratamento da doença pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Noticia
Publicado no dia 06/03/2015

Cursos de Imersão em Cirurgia Bariátrica

A Clínica Caetano Marchesini...

continuar lendo

Resultado

SEU IMC ESTÁ ENTRE:

Menor que 17

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 17 a 18.50

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 18.5 e 25

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está dentro da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 25 e 29,99

Seu IMC representa o sobrepeso. Para esta faixa de excesso de peso, o tratamento é apenas clínico . Geralmente, mudanças nos hábitos alimentares com orientação nutricional e controle da ansiedade com acompanhamento psicológico e, algumas vezes, psiquiátrico é recomendado. E finalmente, não esquecer da importância da atividade física para ajudar a aumentar o gasto calórico, levando a uma perda de peso maior e duradoura.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 30 e 34,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau I . Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica esta faixa de excesso de peso não poderá se beneficiar com a cirurgia. Atualmente o tratamento de escolha é o Balão Intragástrico associado à um acompanhamento mensal com equipe multidisciplinar. A aderência a este tratamento pode levar a perda de peso em média de 15 a 25 Kg em 6 meses.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 35 e 39,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau II. Nesta faixa de peso, pessoas com doenças associadas à obesidade como pressão alta, diabetes ou pré-diabetes, doenças articulares ou de coluna, apnéia do sono grave, colesterol alto são indicativos de cirurgia bariátrica. Para saber se este é o seu caso precisa fazer exames específicos.

Você tem alguma doença associada ?

Sim                        Não

CLIQUE E VEJA MAIS

Maior que 40

Seu IMC representa Obesidade Mórbida. Atualmente não existe tratamento mais efetivo do que a cirurgia bariátrica para esta faixa de obesidade. A taxa de pacientes tratados clinicamente que voltam a engordar em dois anos com IMC acima de 40 chega a 92%.

CLIQUE E VEJA MAIS CLIQUE E VEJA MAIS