VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS / ARTIGOS

Marchesini promove reunião para incentivar o tratamento da obesidade


Por Dr Caetano Marchesini | Publicado dia 25/04/2018 ás 11h55 - Atualizado em 27/04/2018 ás 01h46

A Clínica Caetano Marchesini, especializada em tratamentos para a obesidade, promove no próximo dia 02 de maio (quarta-feira), às 19h30, em sua sede, o 2º Encontro de 2018 do grupo de Apoio Contra o Peso.

A reunião  será coordenada pelo cirurgião bariátrico, Caetano Marchesini. Também estarão presentes, o cirurgião do joelho e do quadril, Thiago Fuchs, que irá abordar as consequências da obesidade para as articulações e como tratar problemas no joelho e quadril, após a perda de peso.

Na oportunidade,  profissionais que atuam no tratamento da obesidade nas áreas de educação física, nutrição e psiquiatria irão tirar dúvidas dos participantes que buscam o tratamento da obesidade e também daqueles que já fizeram  a cirurgia bariátrica.

“A iniciativa - realizada mensalmente, sempre nas primeiras quartas-feiras de cada mês - tem como objetivo orientar todos que buscam melhorar a sua qualidade de vida, por meio da perda de peso”, explica Marchesini.

O grupo de apoio também irá orientar pacientes que já fizeram algum tipo de tratamento para combater à obesidade, seja a cirurgia bariátrica, o uso de medicamentos, dietas e exercícios. Os pacientes poderão compartilhar experiências, tirar dúvidas e receberão dicas dos profissionais da da Clínica nas áreas de nutrição, fisioterapia, clinica geral, psiquiatria, cirurgia plástica, ortopedia e educação física.

 “Estamos possibilitando um diálogo direto entre pacientes que passaram pelos mesmos problemas e dificuldades, aliado a um espaço para dúvidas e discussões com apoio profissional”, explica o Dr. Caetano Marchesini.

Podem participar do encontro pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica, seus familiares e também pessoas que querem perder peso e gostariam de saber mais sobre as opções de tratamento.

PRINCIPAIS TEMAS – Entre os temas abordados no Grupo Contra o Peso estão, as alterações  no organismo e nos hábitos de vida pós-cirurgia bariátrica, variação anatômica do corpo com o ganho e com a perda de peso, como aliar alimentação com a  atividade física, gravidez pós-cirurgia bariátrica, a importância da suplementação vitamínica, recidiva de peso e outros.

A próxima reunião do Grupo de Apoio Contra o Peso será realizada no dia 02 de maio, às 19h30, na Clínica Caetano Marchesini.

As inscrições para participar do Grupo Contra o Peso são gratuitas, mas as vagas são limitadas.  Basta ligar no telefone (41) 3342-6264 e garantir a sua vagas.

 


Resultado

SEU IMC ESTÁ ENTRE:

Menor que 17

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 17 a 18.50

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 18.5 e 25

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está dentro da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 25 e 29,99

Seu IMC representa o sobrepeso. Para esta faixa de excesso de peso, o tratamento é apenas clínico . Geralmente, mudanças nos hábitos alimentares com orientação nutricional e controle da ansiedade com acompanhamento psicológico e, algumas vezes, psiquiátrico é recomendado. E finalmente, não esquecer da importância da atividade física para ajudar a aumentar o gasto calórico, levando a uma perda de peso maior e duradoura.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 30 e 34,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau I . Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica esta faixa de excesso de peso não poderá se beneficiar com a cirurgia. Atualmente o tratamento de escolha é o Balão Intragástrico associado à um acompanhamento mensal com equipe multidisciplinar. A aderência a este tratamento pode levar a perda de peso em média de 15 a 25 Kg em 6 meses.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 35 e 39,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau II. Nesta faixa de peso, pessoas com doenças associadas à obesidade como pressão alta, diabetes ou pré-diabetes, doenças articulares ou de coluna, apnéia do sono grave, colesterol alto são indicativos de cirurgia bariátrica. Para saber se este é o seu caso precisa fazer exames específicos.

Você tem alguma doença associada ?

Sim                        Não

CLIQUE E VEJA MAIS

Maior que 40

Seu IMC representa Obesidade Mórbida. Atualmente não existe tratamento mais efetivo do que a cirurgia bariátrica para esta faixa de obesidade. A taxa de pacientes tratados clinicamente que voltam a engordar em dois anos com IMC acima de 40 chega a 92%.

CLIQUE E VEJA MAIS CLIQUE E VEJA MAIS