VOCÊ ESTÁ EM: HOME / TRATAMENTOS / Balão intragástrico / Acompanhamento

Acompanhamento


Vou sentir alguma coisa?

Sim, é muito comum o paciente passar por uma fase de adaptação. 4 a 6 horas após a colocação, a maioria dos pacientes apresentam náusea, vômitos e sensação de peso causando desconforto importante.

Todos estes sintomas são tratados com medicação oral e endovenosa1 e devem passar em dois ou três dias. Se o paciente não se adapta à presença do balão, é realizado novo exame de endoscopia para sua retirada.

Quanto tempo vou ficar com o balão?

A vida média do balão é de 6 meses .É muito importante observar em cada paciente a sua curva de emagrecimento. Trabalhos científicos tem demonstrado que o volume maior de perda de peso ocorre nos primeiros 4 meses.

Mas então é só colocar o balão e emagrecer?

Não, infelizmente o milagre para o emagrecimento ainda não chegou, na verdade o balão é como o motor de um carro. Sozinho não faz o carro andar! O automóvel só anda devido a uma engrenagem complexa que faz as coisas funcionarem.

Junto com o balão é feito um acompanhamento por psiquiatra, nutricionista, personal trainer, endoscopista e cirurgião bariátrico. Haverá uma redução calórica importante na dieta do paciente com mudanças dos hábitos alimentares.

É nesta reeducação alimentar que se baseia todo o tratamento do balão intragástrico. É um processo lento e trabalhoso que necessita da colaboração plena do paciente.

É de fundamental importância o paciente entender que sem a sua colaboração e participação ativa no tratamento este ficará totalmente comprometido.

Como é retirado o balão?

Após 6 meses, uma nova endoscopia é realizada para a retirada do balão. O balão é perfurado e esvaziado com um kit especialmente elaborado para sua retirada.

“O paciente com obesidade deve ser acompanhado por toda sua vida para que os resultados de qualquer tratamento sejam satisfatórios.”

O balão é retirado vazio através da endoscopia. Após o tratamento o paciente deve continuar sendo acompanhado pelo psiquiatra e manter o hábito da atividade física. A importância do psiquiatra será discutida durante sua consulta.


Resultado

SEU IMC ESTÁ ENTRE:

Menor que 17

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 17 a 18.50

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 18.5 e 25

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está dentro da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 25 e 29,99

Seu IMC representa o sobrepeso. Para esta faixa de excesso de peso, o tratamento é apenas clínico . Geralmente, mudanças nos hábitos alimentares com orientação nutricional e controle da ansiedade com acompanhamento psicológico e, algumas vezes, psiquiátrico é recomendado. E finalmente, não esquecer da importância da atividade física para ajudar a aumentar o gasto calórico, levando a uma perda de peso maior e duradoura.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 30 e 34,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau I . Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica esta faixa de excesso de peso não poderá se beneficiar com a cirurgia. Atualmente o tratamento de escolha é o Balão Intragástrico associado à um acompanhamento mensal com equipe multidisciplinar. A aderência a este tratamento pode levar a perda de peso em média de 15 a 25 Kg em 6 meses.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 35 e 39,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau II. Nesta faixa de peso, pessoas com doenças associadas à obesidade como pressão alta, diabetes ou pré-diabetes, doenças articulares ou de coluna, apnéia do sono grave, colesterol alto são indicativos de cirurgia bariátrica. Para saber se este é o seu caso precisa fazer exames específicos.

Você tem alguma doença associada ?

Sim                        Não

CLIQUE E VEJA MAIS

Maior que 40

Seu IMC representa Obesidade Mórbida. Atualmente não existe tratamento mais efetivo do que a cirurgia bariátrica para esta faixa de obesidade. A taxa de pacientes tratados clinicamente que voltam a engordar em dois anos com IMC acima de 40 chega a 92%.

CLIQUE E VEJA MAIS CLIQUE E VEJA MAIS