VOCÊ ESTÁ EM: HOME / TRATAMENTOS / Balão intragástrico / Como funciona

Como funciona


O que é?

É uma prótese de silicone, semelhante a prótese que as mulheres usam para aumentar os seios, porém seu formato é esférico, possui uma superfície lisa e apresenta uma válvula por onde é insuflada dentro do estômago do paciente.

Quando iniciamos a colocação do balão intragástrico em 1999 era conhecido como Bioenterics Intragastric Balloon ou BIB™. Apesar da empresa já ter sido vendida duas vezes e seu proprietário não ser a Bioenterics, o nome BIB perdurou até o ano passado quando a empresa Allergan, atual proprietária, optou por mudar o nome para ORBERA. Além do ORBERA existem no mercado inúmeros outros balões. Alguns de ar e outros de líquido.

Pessoalmente minha preferencia é pelo ORBERA por inúmeros motivos que aqui não cabem discutir.

Como funciona?

A presença do balão dentro do estômago causa uma sensação de plenitude (estômago cheio). O paciente sente-se satisfeito mais rapidamente quando se alimenta.

Este fenômeno chama-se saciedade precoce, a saciedade precoce é um dos mecanismos utilizados em cirurgias para obesidade como grampeamento do estômago ou a banda gástrica ajustável. Estes métodos são indicados em pacientes com obesidade mórbida.

Quem pode colocar o balão?

Basicamente qualquer paciente com IMC1 entre 28 e 35 Kg/m2 que já tenha se submetido a outros tratamentos convencionais ou com IMC acima de 35 Kg/m2 que não quer se submeter à cirurgia e tentar mais uma vez um tratamento clínico.

Como é colocado?

Ao contrário dos outros procedimentos que são cirúrgicos, o balão é colocado através de uma endoscopia digestiva2 para que seu posicionamento e enchimento possa ser acompanho. É um procedimento ambulatorial no qual o paciente é sedado. 

O balão é preenchido com soro fisiológico adicionado de um corante azul chamado azul de metileno3. Se o balão romper o corante azul é absorvido pelo intestino e o paciente começa a urinar azul. Neste caso o balão deve ser retirado ou trocado, dependendo da época do tratamento em que acontecer.

ATENÇÃO: balão não explode!

Atualmente nossa casuística ultrapassa 3200 balões colocados e tivemos apenas um caso que o balão se rompeu antes do prazo de seis meses.

Qual o risco?

Devido a todos os cuidados tomados previamente, os riscos da colocação e retirada do balão se eqüivalem à de uma endoscopia.

Como todo procedimento médico o balão pode apresentar algumas complicações. Todas estas complicações serão esclarecidas pelo Dr.Caetano Marchesini através de informação falada e escrita.

Balão Intragástrico de um ano - Spatz Balloon

É um balão esférico de silicone preenchido com soro e é ajustável mesmo após sua colocação através do tubo de preenchimento que pode ser exteriorizado através de exame endoscópico. Pode-se encher no caso de retorno precoce do apetite e parada na perda de peso, ou esvaziá-lo no caso de intolerância. Sua permanência é de até 12 meses segundo o representante no Brasil. Estudos demonstram que a perda de peso é comparável ou pouco maior que o BIB™ . A grande vantagem é que um tratamento de até um ano pode trazer maior benefício no que se trata de mudança do comportamento alimentar e de hábitos de vida. A clínica já está certificada e deveremos receber os balões ainda este mês.

Balão Ingerido - Obalon™

O Obalon™ é um balão preenchido de ar que é dobrado e comprimido o suficiente para caber em uma cápsula gel. Possui uma válvula auto-selante conectada a um cateter que permite o enchimento do balão através de fluoroscopia para verificar se a cápsula está bem posicionada no estômago. O cateter é tracionado após a insuflação. Por seu volume ser pequeno (250 cc de ar) podem ser utilizados até 3 balões concomitantes dependendo da resposta do pacientes. Sua remoção é feita através de exame endoscópico. O primeiro estudo publicado de Mion et al (2013) com dezessete pacientes que ingeriram o primeiro balão, 16 o segundo e 10 o terceiro. A perda de peso após 12 semanas foi de 5Kg, 36,2% do excesso de peso e 2,5 unidades no IMC. O uso de múltiplos balões (3) pode levar à uma perda de peso mais prolongada. Este balão deverá chegar ao Brasil até o final deste ano. 


Resultado

SEU IMC ESTÁ ENTRE:

Menor que 17

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 17 a 18.50

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 18.5 e 25

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está dentro da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 25 e 29,99

Seu IMC representa o sobrepeso. Para esta faixa de excesso de peso, o tratamento é apenas clínico . Geralmente, mudanças nos hábitos alimentares com orientação nutricional e controle da ansiedade com acompanhamento psicológico e, algumas vezes, psiquiátrico é recomendado. E finalmente, não esquecer da importância da atividade física para ajudar a aumentar o gasto calórico, levando a uma perda de peso maior e duradoura.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 30 e 34,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau I . Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica esta faixa de excesso de peso não poderá se beneficiar com a cirurgia. Atualmente o tratamento de escolha é o Balão Intragástrico associado à um acompanhamento mensal com equipe multidisciplinar. A aderência a este tratamento pode levar a perda de peso em média de 15 a 25 Kg em 6 meses.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 35 e 39,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau II. Nesta faixa de peso, pessoas com doenças associadas à obesidade como pressão alta, diabetes ou pré-diabetes, doenças articulares ou de coluna, apnéia do sono grave, colesterol alto são indicativos de cirurgia bariátrica. Para saber se este é o seu caso precisa fazer exames específicos.

Você tem alguma doença associada ?

Sim                        Não

CLIQUE E VEJA MAIS

Maior que 40

Seu IMC representa Obesidade Mórbida. Atualmente não existe tratamento mais efetivo do que a cirurgia bariátrica para esta faixa de obesidade. A taxa de pacientes tratados clinicamente que voltam a engordar em dois anos com IMC acima de 40 chega a 92%.

CLIQUE E VEJA MAIS CLIQUE E VEJA MAIS