VOCÊ ESTÁ EM: HOME / TRATAMENTOS / Cirurgia Bariátrica / NOVOS HÁBITOS DE VIDA

NOVOS HÁBITOS DE VIDA


Cuidados com a Estética

Os cuidados com a estética começam logo após a cirurgia.

A qualidade de sua perda de peso depende em grande parte da sua participação ativa neste processo. A reposição regular das vitaminas e controle da sua evolução durante os primeiros meses, quando há uma perda de peso mais acentuada, é fundamental. Sua pele, cabelos e unhas respondem rapidamente à esta perda de peso. Por isso, insistimos na importância do acompanhamento de nutricionista.

Exames de sangue com 3 meses, 6 meses e anualmente vão nos dar uma noção de como você está.

Você estará apto a fazer massagens e drenagem linfática1 a partir de 15 dias após a cirurgia.

A cirurgia plástica por sua vez é liberada após um ano de cirurgia, quando há uma estabilização na perda de peso. Procure referências sobre seu cirurgião plástico, atualmente existem cirurgiões plásticos especializados em pacientes operados de obesidade.Ter informações sobre o cirurgião que você escolheu, através de pacientes já operados ou do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica também ajuda.

Procure fazer os reparos em etapas, evite muitos procedimentos ao mesmo tempo. O bom julgamento do cirurgião plástico é fundamental para você atingir seus objetivos.

Hábitos Alimentares

Mudar a forma de se alimentar não é um bicho de sete cabeças, ter bons hábitos alimentares não significa passar fome ou se restringir a poucos alimentos.

Significa fazer escolhas inteligentes! Não esqueça: coma DEVAGAR! Ao mastigar, você irá estimular inúmeros centros associados à fome, saciedade e digestão.

Guarde o momento da refeição para você.

Evite ficar na mesa quando acabar o seu prato. Muitas vezes ficamos “beliscando” depois de comer e isto só piora as coisas. Alguém tem que sair da mesa: você ou a comida.

Preste atenção na sua capacidade de ficar longe dos carboidratos (massas e doces). Boicotar constantemente as dietas pode ser um sinal de um distúrbio de comportamento alimentar. Neste caso precisa de ajuda de um bom psiquiatra. Na clínica temos dois psiquiatras muito experientes nesta área.

Atividade Física

A atividade física vem sendo proposta como uma das armas mais eficientes na perda de peso satisfatória e a sua manutenção.

Atualmente recomenda-se um estilo de vida ativo que atinja os níveis mínimos recomendados para a redução de peso (150 a 300 min/semana) através de atividades físicas variadas, e/ou com a participação em um programa regular e bem prescrito de exercícios físicos.

A finalidade é diminuir as causas de mortalidade geral em indivíduos obesos, reduzindo os riscos de doenças associadas como doença coronariana, infarto, diabetes tipo II e alguns tipos de câncer.

Uma vida mais ativa também relaciona-se à redução da pressão sanguínea, melhora dos níveis de colesterol2 e triglicerídeos3, do processo inflamatório crônico que é a obesidade e outros problemas cardíacos. Diminuir a resistência à insulina4 tem um importante papel no balanço energético e portanto no controle do peso.

Este posicionamento é compartilhado por instituições internacionalmente reconhecidas, dentre as quais American College of Sports and Medicine (ACSM), American Heart Association (AHA) e European Society of Cardiology (ESC), e, no Brasil, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) e pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).


Resultado

SEU IMC ESTÁ ENTRE:

Menor que 17

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 17 a 18.50

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 18.5 e 25

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está dentro da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 25 e 29,99

Seu IMC representa o sobrepeso. Para esta faixa de excesso de peso, o tratamento é apenas clínico . Geralmente, mudanças nos hábitos alimentares com orientação nutricional e controle da ansiedade com acompanhamento psicológico e, algumas vezes, psiquiátrico é recomendado. E finalmente, não esquecer da importância da atividade física para ajudar a aumentar o gasto calórico, levando a uma perda de peso maior e duradoura.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 30 e 34,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau I . Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica esta faixa de excesso de peso não poderá se beneficiar com a cirurgia. Atualmente o tratamento de escolha é o Balão Intragástrico associado à um acompanhamento mensal com equipe multidisciplinar. A aderência a este tratamento pode levar a perda de peso em média de 15 a 25 Kg em 6 meses.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 35 e 39,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau II. Nesta faixa de peso, pessoas com doenças associadas à obesidade como pressão alta, diabetes ou pré-diabetes, doenças articulares ou de coluna, apnéia do sono grave, colesterol alto são indicativos de cirurgia bariátrica. Para saber se este é o seu caso precisa fazer exames específicos.

Você tem alguma doença associada ?

Sim                        Não

CLIQUE E VEJA MAIS

Maior que 40

Seu IMC representa Obesidade Mórbida. Atualmente não existe tratamento mais efetivo do que a cirurgia bariátrica para esta faixa de obesidade. A taxa de pacientes tratados clinicamente que voltam a engordar em dois anos com IMC acima de 40 chega a 92%.

CLIQUE E VEJA MAIS CLIQUE E VEJA MAIS