VOCÊ ESTÁ EM: HOME / TRATAMENTOS / Obesidade / POSSO OPERAR?

POSSO OPERAR?


Posso operar?

Atualmente existem critérios bem definidos para pacientes com indicação para fazer a cirurgia de obesidade: os critérios são baseados no seu peso e altura calculado através o IMC.

Se o seu IMC está entre 35 e 39,9 e tem doenças associadas à obesidade como diabetes tipo 2, pressão alta4 , doenças osteoarticulares (problemas de joelhos, tornozelos, quadril ou coluna), problemas como apneia do sono, colesterol e triglicerídios elevado ou outras doenças, poderá ser candidato à cirurgia.  

IMC acima de 39,9 em qualquer situação.

Pacientes com IMC entre 30 e 35 podem ser candidatos à cirurgia em situações muito especiais como doenças cardiológicas graves, diabetes de difícil controle ou outras condições onde a obesidade é fator determinante no controle destas doenças e a cirurgia é indicada de forma bastante criteriosa pelo médico especialista (endocrinologista, cardiologista, etc.)

Atenção: obesidade é o aumento de peso às custas de tecido adiposo2. O inchaço (edema) ou muita musculatura (massa magra) que aumentam o peso do indivíduo não constituem obesidade

Para calcular seu IMC1 e saber se é obeso ou não, utilize a ferramenta que localiza-se no rodapé de nosso site, assim você saberá seu IMC e como proceder.

Se sou obeso posso ser operado?

Não. Se é obeso deve antes passar por uma investigação clínica para determinar as possíveis causas.

Uma vez determinadas as causas, estas devem ser tratadas clinicamente. Se mesmo assim continuar obeso, então deverá vir a uma consulta para avaliarmos se você se enquadra nos critérios de indicação da cirurgia.

Devo Operar?

A chance de uma pessoa obesa morrer pela simples presença desta doença é 10 vezes maior que uma pessoa magra. Associando esta condição (obesidade) à doenças graves como pressão alta e diabetes tipo II3, o risco de morte se eleva ainda mais.

Existem publicações médicas demonstrando que a obesidade associada ao diabetes tipo 2 pode roubar até 15 anos na expectativa de vida de uma pessoa.

Cirurgia só pelo umbigo?

Em 2008 começamos a realizar esta cirurgia através de uma única incisão no umbigo.

Este acesso chama-se "single port”. Somos o primeiro grupo na América Latina a usar o método e o quarto no mundo.

Há uma grande vantagem estética do método, com trauma muito menor sobre a parede abdominal. É um método que beneficia muito as mulheres que têm uma obesidade mais localizada no quadril e pernas e que provavelmente, após o emagrecimento, não irão necessitar de uma cirurgia plástica no abdomen.

Este método exige a utilização de equipamento especial e, portanto, ainda não é coberto pela maioria dos planos de saúde, mas acreditamos que no futuro todos os pacientes terão acesso a esta nova tecnologia.


Resultado

SEU IMC ESTÁ ENTRE:

Menor que 17

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 17 a 18.50

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está abaixo da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 18.5 e 25

Segundo a fórmula de Quetelet (IMC) seu peso está dentro da normalidade. Muitas vezes é necessário complementar esta conta com um exame de bioimpedância. A bioimpedância é capaz de segmentar seu corpo calculando a quantidade de gordura e músculos. Na clínica dispomos deste exame em equipamento de última geração.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 25 e 29,99

Seu IMC representa o sobrepeso. Para esta faixa de excesso de peso, o tratamento é apenas clínico . Geralmente, mudanças nos hábitos alimentares com orientação nutricional e controle da ansiedade com acompanhamento psicológico e, algumas vezes, psiquiátrico é recomendado. E finalmente, não esquecer da importância da atividade física para ajudar a aumentar o gasto calórico, levando a uma perda de peso maior e duradoura.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 30 e 34,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau I . Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica esta faixa de excesso de peso não poderá se beneficiar com a cirurgia. Atualmente o tratamento de escolha é o Balão Intragástrico associado à um acompanhamento mensal com equipe multidisciplinar. A aderência a este tratamento pode levar a perda de peso em média de 15 a 25 Kg em 6 meses.

CLIQUE E VEJA MAIS

Entre 35 e 39,99

Seu IMC representa uma Obesidade Grau II. Nesta faixa de peso, pessoas com doenças associadas à obesidade como pressão alta, diabetes ou pré-diabetes, doenças articulares ou de coluna, apnéia do sono grave, colesterol alto são indicativos de cirurgia bariátrica. Para saber se este é o seu caso precisa fazer exames específicos.

Você tem alguma doença associada ?

Sim                        Não

CLIQUE E VEJA MAIS

Maior que 40

Seu IMC representa Obesidade Mórbida. Atualmente não existe tratamento mais efetivo do que a cirurgia bariátrica para esta faixa de obesidade. A taxa de pacientes tratados clinicamente que voltam a engordar em dois anos com IMC acima de 40 chega a 92%.

CLIQUE E VEJA MAIS CLIQUE E VEJA MAIS