Argônio para quem voltou a ganhar peso
Atualmente no mundo são realizadas aproximadamente meio milhão de cirurgias bariátricas por ano. O reganho de peso após a cirurgia já é fato conhecido entre os cirurgiões bariátricos e representa uma parcela pequena dos pacientes submetidos ao bypass gástrico1 ou cirurgia de FobiCapella.
A causa da obesidade continua sendo multifatorial mas dois fatores em especial contribuem para o reganho de peso: a dilatação do estômago operado e o retorno da compulsão alimentar (ansiedade).
É muito comum neste grupo de pacientes um aumento na ingestão de carboidratos (doces e massas). A explicação para este comportamento é simples: o carboidrato estimula nosso cérebro a produzir substâncias que nos dão bem estar.
Baseados nestes dois fatores, oferecemos aos nossos pacientes um tratamento para perder o peso recuperado ou que ainda falta perder.
Aplicação de Plasma de Argônio
A aplicação do argônio2 é feita ao redor da costura entre o estômago e o intestino diminuindo o seu diâmetro, devolvendo ao paciente a sensação de plenitude (saciedade) que tinha logo após a cirurgia, confira o vídeo sobre o processo3. Não há necessidade de internamento e a sedação é acompanhada por médico anestesista.
São 3 sessões com intervalo de 60 dias. O retorno após a primeira aplicação deve ser mensal.
A grande vantagem deste método sobre os outros é seu custo (muito mais baixo que os outros métodos atuais), e a possibilidade do paciente sair do procedimento e retomar suas atividades normalmente.
Não há necessidade de internamento hospitalar ou realização no centro cirúrgico.
O acompanhamento com nosso psiquiatra faz parte do tratamento para controlar o quadro de ansiedade que faz você comer mais carboidratos. Não esqueça que não existe cirurgia para tratar sua ansiedade.
O tratamento medicamentoso permanente é fundamental para que após o procedimento você não reganhe peso.
Os resultados com esta terapia têm se mostrado promissores, com perda de peso em torno de 20% do peso inicial.
Pacientes que não fizeram o acompanhamento multidisciplinar não alcançaram os resultados esperados.