Skip to content

CIRURGIA BARIÁTRICA EM 4 TÓPICOS!

Hoje trazemos quatro tópicos fundamentais para que você possa conhecer melhor a cirurgia bariátrica:

O QUE É A CIRURGIA BARIÁTRICA?
A cirurgia bariátrica compreende diversos tipos de procedimentos operatórios, com base da redução do estomago e, consequentemente, na sua capacidade de ingestão e armazenamento de alimentos, que levam o indivíduo a emagrecer de forma rápida e em grande volume.

QUAIS OS TIPOS DE CIRURGIA BARIÁTRICA?

Os tipos de cirurgias bariátricas mais conhecidos são:

RESTRITIVAS: diminuem o tamanho da capacidade do estômago, pela retirada de parte do órgão ou por colocação de próteses. Exemplos: Banda Gástrica Ajustável, balão intragástrico e a Gastroplastia Vertical ou “Sleeve Gástrico”.
MISTAS: Mistura de procedimento de redução do tamanho do estômago e de desvio do trânsito intestinal, ocasionando a redução da ingestão e a diminuição da absorção dos alimentos.

A CIRURGIA BARIÁTRICA OFERECE RISCOS?

Assim como qualquer procedimento operatório, a cirurgia bariátrica oferece riscos. No entanto, os índices de complicações são de 1 a 2%.
Essas complicações estão mais associadas à presença de doenças associadas, como diabetes, hipertensão, apneia do sono, entre outras, que devem ser equilibradas antes do procedimento.

A CIRURGIA BARIÁTRICA CURA A OBESIDADE?

A cirurgia bariátrica não é vacina para a obesidade. A obesidade é uma uma doença crônica, com origem em diversos fatores, os quais precisam ser trabalhados de forma integrada para garantir resultados eficazes no decorrer da vida do paciente. Por este motivo, é fundamental uma investigação profunda do indivíduo antes do procedimento, ponderando as mudanças associadas à cirurgia e a capacidade do paciente de aderir a elas no pós-cirúrgico.

O acompanhamento multidisciplinar realizado pelo nutricionista, psicólogo ou psiquiatra e educador físico – pré e pós-cirurgia bariátrica – é tão importante quanto o trabalho do cirurgião bariátrico.

É importante lembrar, que A OBESIDADE NÃO TERMINA NA MESA DE CIRURGIA. O procedimento cirúrgico é apenas uma parte do tratamento. O que vai resultar na manutenção da perda de peso é o comprometimento do paciente, que deve seguir com a adoção de hábitos saudáveis, alimentação balanceada, prática de atividade física e seguir com acompanhamento com psicólogo, para entender seu novo corpo e se adaptar a ele, e com endocrinologista e nutricionista, para seguir com a dieta e suplementação necessárias.

Acompanhe a Clínica Caetano Marchesini também no Instagram: @clinica_caetano_marchesini

Para informações sobre consultas, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3342-6264.

Olá! Tire suas dúvidas com nossa equipe de atendimento. Basta preencher os dados abaixo: