Skip to content

COMO O CARBOIDRATO AGE NO CÉREBRO DO OBESO?

Já é consenso que um dos grandes vilões das dietas e da perda de peso é o carboidrato. O nutriente, muito importante para uma série de mecanismos do nosso corpo, quando consumido em excesso e de fontes menos saudáveis – como no açúcar e na farinha branca, por exemplo – pode levar ao aumento de peso.

Em pacientes obesos, o cérebro usa o carboidrato como mecanismo de regulação do humor. Quando está deprimida, ansiosa, preocupada… a pessoa recorre aos carboidratos para ficar feliz.

Segundo o Dr. Hélio Tonelli, psiquiatra membro da equipe multidisciplinar da Clínica Caetano Marchesini, o carboidrato e alimentos calóricos aumentam a liberação da dopamina – substância relacionada ao prazer – no cérebro. Quebrar esse ciclo vicioso pode ser dificil sem a ajuda de um profissional qualificado.

A cirurgia bariátrica pode ajudar a reverter esse quadro pois promove a desinflamação de todo o corpo do paciente, inclusive do cérebro. Além disso, o acompanhamento com a equipe multidisciplinar é fundamental para o sucesso do tratamento.

Você quer saber mais ou tem dúvidas sobre a cirurgia bariátrica? Entre em contato conosco e agende a sua consulta! O nosso telefone é (41) 3342-6264.
_
Dr. Caetano Marchesini │ CRM/PR 11.211 / CRM/SP 182.066

Olá! Tire suas dúvidas com nossa equipe de atendimento. Basta preencher os dados abaixo: